domingo, 6 de maio de 2012

Cidade do Cabo e Western Cape - África do Sul



Quando mencionei a amigos sobre minha ida a Cidade do Cabo , muitos perguntaram com certo ar de reprovação o motivo do meu interesse podendo escolher outros lugares . Bem, com meu regresso ao mostrar fotos e contar as histórias de tal aventura uma coisa ficou bem clara ... o desejo de todos quererem se aventurar por Cape Town ( Cidade do Cabo ) e Western Cape .




Não sei ao exato o que me motivou a ir mas sei que fiz a escolha certa e partilho tal deliciosa experiência aos interessados pela cidade que ficou mais bela e organizada após a Copa de 2010 .



Dica 1 : Explore Cape Town e Western Cape de carro para a viagem ficar mais agradável e econômica . Coloque no seu orçamento de viagem o gasto com combustível , afinal você vai rodar muito pelas várias belezas da África do Sul especialmente que as estradas de um modo de geral estão muito bem conservadas e sinalizadas .

Dica 2 : Faça uma rota de viagem que inclua a N1 e na volta a N2 ( famosa Garden Route ) independente até qual cidade você ou seu grupo planeja ir .





Dica 3 : Lembre-se que na África do Sul a direção está do lado direito do automóvel.






Onde se hospedar ? Na cidade do Cabo deixa um pouco a desejar ao redor do aeroporto portanto se você é daquele viajante que prefere se hospedar próximo ao aeroporto irá se decepcionar com as poucas opções . Porém na região de Victoria and Alfred Waterfront boas opções não faltam , desde hotéis à flats . Talvez por estar na região mais central e onde você encontra os melhores restaurantes da cidade .




The Table Bay Hotel tive a felicidade de me hospedar nesse hotel com vista para o porto de Cape Town . Excelente atendimento por parte de toda a staff , além de você ser “mimado” com presentinhos diariamente no quarto . Talvez deixa um pouco a desejar caso você opte por jantar no hotel pois não há muito variedade tanto no menu como na carta de vinho . Uma das saídas do hotel já dá direto na parte da cidade , não precisando se deslocar de carro para fazer compras , ir a restaurantes , etc .




Em Western Cape há várias opções de hotel e lodge no caminho tanto da N1 como da N2 além das cidades próximas a essas duas rotas . As cidades de Western Cape de um modo geral são bem tranqüilas e organizadas , muitos turistas estrangeiros se hospedam nos mais diferentes hotéis . Vou dar algumas opções de locais que me hospedei porém acredito que qualquer opção que fizer não irá se arrepender.



Em Prince Albert se hospede no antigo Swartberg Hotel Prince Albert , você irá notar que a cidade possui vários estabelecimentos com esse nome ( Swartberg ), pois essa mesma família foi responsável pelo desenvolvimento da pequena cidade . O hotel dentro do possível é bastante confortável , seu staff bastante atencioso e gentil , não possui TV no quartos . É uma experiência interessante se levar em conta toda a história da cidade . Acabei jantando contra-filé sul-africano no próprio hotel mas porque fiz uma viagem longa de carro , atravessando o deserto do Karoo . Porém acredito que mesmo que chegasse mais cedo ainda sim jantaria no próprio hotel devido a cidade não ter restaurantes. O café da manhã é simples , porém inesquecível pois foi lá que experimentei a primeira vez o pão de queijo sul africano . O nosso é bem melhor mas valeu por conhecer.





Em Knysna se hospede no Knysna Log-INN , esse já um estabelecimento mais agradável e mais confortável , paralelo a rua principal da cidade ele fica localizado próximo a um pequeno shopping da cidade ( The Waterfront ) onde é possível adquirir ótimos souvenirs por preços bem mais camaradas aos de Cape Town. A cidade de Knysna já se encontra na N2 portanto será fácil dar continuidade ao seu trajeto .


Onde comer ? Bons restaurantes em Cape Town assim como nos vinhedos de cidades como Franschhoek e Stellenbosch não vão faltar . Apenas no deserto do Karoo e nas cidades que cobrem tanto a rota N1 como a N2 que vai encontrar restaurantes com qualidade inferior. 

 Tasca _ restaurante português ( você verá na cidade do Cabo algumas construções de origem lusitana ) de excelente qualidade ! Vá no tradicional bacalhau do porto que é primoroso . De vinho vá da uva Pinotage que é típica da África do Sul .

Balducci´s Ristorante _ outro ótimo restaurante da cidade do Cabo , vá de Pizza San Diego mas divida com alguém porque ela é simplesmente enorme ! Recomendo também os risottos da casa .

Quay Four _ bar com música ao vivo . Lá você só irá achar petiscos e nada de vinho , só cerveja da Namíbia . Vale pela animação e pelas boas bandas de rock sul-africanas que tocam no bar.

Tribecca Bakery _ por alguns instantes você pode achar que está em New York mas não se engane pelo nome , é pura África com delicioso chocolate quente e todos os tipos de croissant que você pode imaginar . Pare nela quando você estiver dirigindo ou voltando de Cape Point . Essa pequena charmosa padaria se encontra em Tokai .



Grande Provence 1694 _ localizado em Franschoek , extremamente sofisticado e de bom gosto não apenas pelo almoço regado a vinho produzido pela própria casa como também pelo passeio a galeria de arte e as esculturas localizadas no jardim da propriedade . Fica na Huguenot Street .


JJs Restaurante _ localizado em Knysna ( shopping Waterfront ) , excelente casa de frutos do mar . Gerente extremamente simpático e acostumadíssimo a receber os mais diversos turistas ao redor do mundo . Vá da especialidade da casa que é o prato chamado “ trio frutos do mar “ , caso pedir um vinho para acompanhar ao terminar com a garrafa o gerente pede que você escreva uma mensagem e desenhe a bandeira do seu país para colocar a garrafa no teto do estabelecimento. Muito legal !






Onde ir ? Certamente belas opções não irão faltar , apenas subir a Table Mountain quando essa está com o topo dela limpo ( sem nuvens ) já vale a viagem pois você vê toda a cidade lá do alto .






Cape of Good Hope _ o famoso Cabo da Boa Esperança . Descrever é difícil pois é simplesmente maravilhoso . Você irá gastar no mínimo a tarde toda por lá ( isso se você for pela estrada principal ) , portanto procure se dirigir cedo para a área , até porque no final da tarde fica bastante ventoso . É conhecido por ser o encontro do oceano atlântico com o oceano índico .






Simon’s town _ cidadezinha no caminho para Cape Point , origem holandesa e britânica bem forte na região . É um encanto de cidade ! O símbolo é um cachorro da segunda guerra mundial . E é lá também que está a famosa colônia de Pingüins .


Matjiesfontein _ essa cidade você não pode deixar de ir , na verdade a cidade é apenas uma rua ! Sim, apenas isso !! Construções antigas e o famoso trem Pride of África são as atrações da cidade .







Swartberg Nature Reserve _ esse foi o local que mais me surpreendi , mais tirei foto e mais me emocionei . Por incrível que possa parecer mais do que no Cabo da Boa Esperança . Fiz o caminho de Prince Albert para a Garden Route . É belíssimo !! A estrada foi construída por escravos , é um pouco perigosa pois um erro pode acabar dando no precipício mas indo com cuidado e parando no meio do caminho para admirar a belíssima paisagem ,que por sinal muda a cada montanha que você ultrapassa , vale e muito a pena ! Não deixe de se dar tal oportunidade caso estiver na África do Sul .






Garden Route _ famosa rota porém importante ressaltar que nas sinalizações nas estradas ela é indicado como N2 . Essa rota além de belíssima por sua vasta natureza e montanhas ao fundo se destaca por fazer boa parte da costa marítima , inclusive pegando parte do oceano índico . Além disso passa por cidadezinhas bem peculiares tais como George , Kysna , Somerset West , etc ... No caminho também há algumas favelas que não estragam a paisagem .




Isso é África do Sul !!! Ainda há muitos lugares que tive a oportunidade de ir dentro do país mas como procuro resumir o máximo possível nesse blog enfatizando o que mais achei excepcional , vou ficar por aqui .De qualquer forma posso reafirmar o que disse no começo desse post ... Acertei na escolha , estou encantada !